Objectivos

 

  • Proporcionar respostas pedagógicas e terapêuticas mais adequadas à população atendida, desenvolvendo e valorizando todas as suas capacidades, aptidões e potencialidades, assegurando as condições necessárias à sua estabilidade emocional, vivência autónoma, integração na vida activa e realização pessoal.

 

 

  • Promover a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativo tendo em conta que cada criança ou jovem é um ser com um percurso único e indivisível e que tem direito a usufruir de uma cidadania plena.

 

  • Promover o maior envolvimento das famílias na co-responsabilização e implicação em todas as opções do processo educativo dos seus filhos, construindo em conjunto um projecto-vida.

 

  • Promover a integração e inclusão social, das crianças, dos jovens e adultos com necessidades especiais ou deficiências e das suas famílias, fomentando uma participação activa na sociedade enquanto cidadãos de pleno direito, no respeito pelos princípios de Normalização, Personalização, Individualização e Bem Estar.

 

  • Criar oportunidades que permitam desenvolver a autonomia pessoal e social, através de programas operacionais de actividades funcionais, incentivando a participação dos alunos nas dinâmicas do dia a dia, habilitando-os com competências que lhes permitam uma maior independência, maior auto-confiança e auto-estima e um efectivo bem estar bio-psico-social.

 

  • Promover actividades ocupacionais, oficinais e um primeiro contacto com uma actividade profissional, desenvolvendo competências, qualificações e a transição para uma vida adulta activa.

 

  • Promover a formação permanente dos profissionais envolvidos de forma a poderem responder com maior eficácia às diversas necessidades das crianças e jovens que nos são confiadas. É necessário encontrar respostas inovadoras e flexíveis para situações igualmente novas.

 

  • Alargar as parcerias com diversas entidades de modo a optimizar recursos, diversificar apoios, partilhar responsabilidades, conhecimentos, experiências e decisões -  criando um leque de respostas adequadas, para a co-responsabilização pelo exercício efectivo dos direitos dos mais vulneráveis e pela garantia e promoção do seu bem estar e qualidade de vida.

Colégio Eduardo Claparède

Colégio Eduardo Claparède

  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now