1º e 2º Ciclos
1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Semi-internato (com alimentação incluída).
O Colégio dispõe de serviço de transporte.
Todos os alunos do colégio, beneficiam de uma resposta pedagógica e terapêutica especializada e individualizada.
Com base no perfil de funcionalidade e aferidas as necessidades específicas e as potencialidades de cada aluno, é definido um plano de intervenção.
O plano de intervenção é delineado no Plano Educativo Individual e concretizado num currículo onde são definidas as áreas de intervenção, as metas e os objectivos que se pretendem alcançar, assim como as metodologias e estratégias mais adequadas a aplicar.
Os alunos podem beneficiar de:
. Adequações Curriculares Individuais, em que a intervenção assenta numa adaptação do currículo oficial;
ou
. Currículo Específico Individual, em que se introduzem áreas específicas de intervenção de cariz funcional, não tendo apenas como base o currículo oficial.
Todos os alunos do Colégio beneficiam de:
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Apoio pedagógico especializado
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Expressão criativa e plástica
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Psicomotricidade
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Musicoterapia
Podem ainda beneficiar de outras áreas de intervenção:
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Terapia da Fala
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Psicologia Educacional ou Clínica
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Dança
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Actividades de Vida Diária
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Expressão Dramática
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Grupos Desportivos com participação no Special Olympics
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Grupos de Competências Pessoais e Sociais
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Actividades Ocupacionais
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Actividades oficinais e pré-profissionais:
Carpintaria
Culinária
Costura
Lavandaria / Engomadoria
Jardinagem
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Actividades pré-profissionais em contexto institucional e laboral (parcerias com CML-Quinta Pedagógica dos Olivais, Fundação Liga e empresas locais).
Metodologias de Intervenção
No âmbito de uma pedagogia de cariz terapêutica, procuramos desenvolver estratégias e implementar metodologias que se considerem adequadas para as necessidades específicas dos nossos alunos.
Para isso a equipa da Colégio possui uma vasta experiência e uma formação específica em programas e metodologias de intervenção, das quais destacamos:
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Programas funcionais de promoção de competências adaptativas;
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Ensino Estruturado – Programa Teacch
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Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa (SPC e PECS)
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Tecnologias de Apoio - Utilização de hardware e software específicos;
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Produção de materiais de apoio e de acesso ao currículo;
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Programas de enriquecimento instrumental;
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Programas de intervenção na reabilitação de crianças com perturbações específicas na leitura, escrita e cálculo;
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Programas de intervenção na reabilitação de crianças com perturbações emocionais e do comportamento;
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Programas de competências pessoais e sociais;
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Programas de gestão emocional, gestão de conflitos e auto-controlo;