1º e 2º Ciclos

 

1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

 

Semi-internato (com alimentação incluída).


O Colégio dispõe de serviço de transporte.

Todos os alunos do colégio, beneficiam de uma resposta pedagógica e terapêutica especializada e individualizada.


Com base no perfil de funcionalidade e aferidas as necessidades específicas e as potencialidades de cada aluno, é definido um plano de intervenção.

 

O plano de intervenção é delineado no Plano Educativo Individual e concretizado num currículo onde são definidas as áreas de intervenção, as metas e os objectivos que se pretendem alcançar, assim como as metodologias e estratégias mais adequadas a aplicar.

 

 Os alunos podem beneficiar de:

. Adequações Curriculares Individuais, em que a intervenção assenta numa adaptação do currículo oficial;
          ou
. Currículo Específico Individual, em que se introduzem áreas específicas de intervenção de cariz funcional, não tendo apenas como base o currículo oficial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os alunos do Colégio beneficiam de:

 

  • Apoio pedagógico especializado

  • Expressão criativa e plástica

  • Psicomotricidade

  • Musicoterapia

 

Podem ainda beneficiar de outras áreas de intervenção:

 

  •  Terapia da Fala

  • Psicologia Educacional ou Clínica

  • Dança

  • Actividades de Vida Diária

  • Expressão Dramática

  • Grupos Desportivos com participação no Special Olympics

  • Grupos de Competências Pessoais e Sociais

  • Actividades Ocupacionais

  • Actividades oficinais e pré-profissionais:

Carpintaria

Culinária

Costura

Lavandaria / Engomadoria

Jardinagem 

  • Actividades  pré-profissionais em contexto institucional e laboral (parcerias com CML-Quinta Pedagógica dos Olivais, Fundação Liga e empresas locais).


Metodologias de Intervenção

 

No âmbito de uma pedagogia de cariz terapêutica, procuramos desenvolver estratégias e implementar metodologias que se considerem adequadas para as necessidades específicas dos nossos alunos. 

Para isso a equipa da Colégio possui uma vasta experiência e uma formação específica em programas e metodologias de intervenção, das quais destacamos:

 

  • Programas funcionais de promoção de competências adaptativas; 

  • Ensino Estruturado – Programa Teacch

  • Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa (SPC e PECS)

  • Tecnologias de Apoio - Utilização de hardware e software específicos;

  • Produção de materiais de apoio e de acesso ao currículo;

  • Programas de enriquecimento instrumental;

  • Programas de intervenção na reabilitação de crianças com perturbações específicas na leitura, escrita e cálculo;

  • Programas de intervenção na reabilitação de crianças com perturbações emocionais e do comportamento;

  • Programas de competências pessoais e sociais;

  • Programas de gestão emocional, gestão de conflitos e auto-controlo;

Colégio Eduardo Claparède

Colégio Eduardo Claparède

  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
Imagem16